Cryptid

05-06-2021

No Cryptid procuramos saber onde está o monstro.
Um jogo de dedução lógica pura. Entre deserto, montanhas, rios e vales, o monstro está só num sítio. Cada jogar tem uma pista sobre o lugar onde está o monstro, temos que fazer as perguntas certas para descobrir onde ele está.
Neste jogo, a nossa capacidade dedutiva é posta à prova, num cruzamento de pistas, que funcionam como um relógio suíço. Os recursos podem parecer escassos, mas cuidado, talvez se os cubos não chegarem, não estejas atento à informação que tens no tabuleiro.

Um jogo aconselhados para grupos entre 10 e 14 anos; 14 e 18 anos e mais de 18 anos.

Desenvolvimento de capacidades e habilidades

Linguagem
Atenção                                                                            x
Memória
Percepção Visual
Organização espacial
Raciocínio                                                                          x
Fluência                                                                             x
Psico motricidade
Cálculo
Funções executivas                                                          x
Velocidade de processamento                                      x

Competências

Linguística
Matemática e c. bácias em ciências                             x
Digital
Aprender a aprender                                                      x
Sociais e cívicas
Sentido de iniciativa e espírito empreendedor          x
Consciência e expressões culturais

Etapas educativas

Infantil
Básico                                 7º, 8º e 9º
Secundário                         10º, 11º e 12º
Universitário                      sim

Desenvolvimento de inteligências múltiplas

Inteligência lógico matemática
Inteligência intrapessoal
Inteligência interpessoal

Desenvolvimento de capacidades e habilidades

Cryptid facilita o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo. De forma intuitiva temos que relacionar a informação que detemos e as informações dadas pelos outros jogadores. Este processo permite tomar consciência da correlação de ideias e do pensamento dedutivo. Desta forma, desenvolve-se a velocidade de processamento relacionada com a resolução de problemas de ideias interligadas.
Neste jogo tem que se relacionar a informação registada no tabuleiro, onde ao longo do processo, podem ser tomadas decisões e mudar de ideias e tentar de outra forma, desenvolvendo a velocidade de processamento e as funções executivas.

Competências chave

Muito presente a competência matemática ao longo de toda a partida pois realizam-se em linhas de raciocínio lógico.
Competência aprender a aprender, dado que toda a correlação de informação é feita pelo jogador, bem como todas as linhas de raciocínio dedutivo, este jogo permite-nos corrigir e modificar o nosso pensamento, em cada ronda. Isto permite facilitar uma aprendizagem consistente e continuada.
Permite também adquirir o sentido de iniciativa e espírito empreendedor, pois em cada ronda há que tomar decisões concretas e eficazes. Que "pergunta" colocar a seguir e a quem, tendo em conta a informação já adquirida. Todas estas ações são fluídas, que convidam a um raciocínio lógico-dedutivo essencial para a realização das decisões.

Desenvolvimento de inteligências múltiplas

A Inteligência Intrapessoal permite-nos ter um maior conhecimento de nós mesmos e sermos capazes de nos relacionarmos melhor em vários contextos. Durante o jogo, no qual, de forma simbólica encontramos uma infinidade de situações. Há um feedback constante e contínuo de cada uma das nossa decisões, ações e diálogos. Favorece o autoconhecimento.
A Inteligência interpessoal permite melhorar as nossas relações com os outros e na gestão das nossa emoções. O jogo é um contexto propício para conhecer melhor o grupo e facilita a interação.
A Inteligência lógico matemática, facilita a capacidade para relacionar e operar com conceitos abstratos, classificar conceitos e relações lógicas.

Inspirado na análise de Núria Guzman


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