Cryptid

No Cryptid procuramos saber onde está o monstro.
Um jogo de dedução lógica pura. Entre deserto, montanhas, rios e vales, o monstro está só num sítio. Cada jogar tem uma pista sobre o lugar onde está o monstro, temos que fazer as perguntas certas para descobrir onde ele está.
Neste jogo, a nossa capacidade dedutiva é posta à prova, num cruzamento de pistas, que funcionam como um relógio suíço. Os recursos podem parecer escassos, mas cuidado, talvez se os cubos não chegarem, não estejas atento à informação que tens no tabuleiro.
Um jogo aconselhados para grupos entre 10 e 14 anos; 14 e 18 anos e mais de 18 anos.
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
Linguagem
Atenção
x
Memória
Percepção Visual
Organização espacial
Raciocínio x
Fluência x
Psico motricidade
Cálculo
Funções
executivas
x
Velocidade de processamento x
Competências
Linguística
Matemática e c. bácias em ciências x
Digital
Aprender
a aprender x
Sociais e cívicas
Sentido de iniciativa e espírito empreendedor x
Consciência e expressões culturais
Etapas educativas
Infantil
Básico 7º, 8º e 9º
Secundário 10º, 11º e 12º
Universitário sim
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
Inteligência lógico matemática
Inteligência intrapessoal
Inteligência interpessoal
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
Cryptid facilita
o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo. De forma intuitiva
temos que relacionar a informação que detemos e as informações dadas
pelos outros jogadores. Este processo
permite tomar consciência da correlação de ideias e do pensamento
dedutivo. Desta
forma, desenvolve-se a velocidade de processamento relacionada com a
resolução de problemas de ideias interligadas.
Neste jogo tem que se relacionar a informação registada no tabuleiro, onde ao
longo do processo, podem ser tomadas decisões e mudar de ideias e
tentar de outra forma, desenvolvendo a
velocidade de processamento e as funções executivas.
Competências chave
Muito presente a competência matemática ao longo de toda a partida pois realizam-se em linhas de raciocínio lógico.
Competência aprender a aprender,
dado que toda a correlação de informação é feita pelo jogador, bem como
todas as linhas de raciocínio dedutivo, este jogo permite-nos corrigir e
modificar o nosso pensamento, em cada ronda. Isto permite facilitar uma
aprendizagem consistente e continuada.
Permite também adquirir o sentido de iniciativa e espírito empreendedor,
pois em cada ronda há que tomar decisões concretas e eficazes.
Que "pergunta" colocar a seguir e a quem, tendo em conta a informação já adquirida. Todas estas ações
são fluídas, que convidam a um raciocínio lógico-dedutivo essencial para
a realização das decisões.
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
A Inteligência Intrapessoal
permite-nos ter um maior conhecimento de nós mesmos e sermos capazes de
nos relacionarmos melhor em vários contextos. Durante o jogo, no qual,
de forma simbólica encontramos uma infinidade de situações. Há um
feedback constante e contínuo de cada uma das nossa decisões, ações e
diálogos. Favorece o autoconhecimento.
A Inteligência interpessoal
permite melhorar as nossas relações com os outros e na gestão das nossa
emoções. O jogo é um contexto propício para conhecer melhor o grupo e
facilita a interação.
A Inteligência lógico matemática, facilita a capacidade para relacionar e operar com conceitos abstratos, classificar conceitos e relações lógicas.
Inspirado na análise de Núria Guzman
Eng
Br