Zack & Pack

No Zack & Pack os jogadores tentam carregar os seus camiões da melhor forma possível.
Os jogadores começam cada ronda com uma coleção aleatória de mercadorias, de tamanhos diferentes, determinadas pelo lançamento dos dados. Cada jogador pega, então, num de dois possíveis camiões. Os camiões são revelados simultaneamente e cada jogador tenta fazer uma avaliação rápida sobre a mercadoria que deve carregar e os camiões disponíveis, de forma a pegar no camião que é mais se adqua à sua coletânea de bens.
Os jogadores empilham então as mercadorias no espaço do camião selecionado, definido pelos limites da carroçaria e pela restrição de altura imposta.
Avaliação por Núria Guzman
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
Linguagem
Atenção x
Memória
Percepção Visual x
Organização espacial x
Raciocínio
Fluência
Psico motricidade x
Cálculo x
Funções executivas x
Velocidade de processamento x
Competências
Linguística
Matemática e c. bácias em ciências x
Digital
Aprender a aprender x
Sociais e cívicas
Sentido de iniciativa e espírito empreendedor x
Consciência e expressões culturais
Etapas educativas
Infantil
Básico 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 5º
Secundário 10º, 11º e 12º
Universitário
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
Inteligência lógico matemática
Inteligência espacial
Inteligência intrapessoal
Inteligência interpessoal
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
Zack & Pack é um jogo que facilita
o desenvolvimento da percepção espacial. De forma intuitiva é necessário calcular rapidamente o volume dos bens dados. Este processo
permite tomar consciência do espaço que ocupam os objetos, da sua dimensão e o valor volumétrico que têm. Desta
forma, utilizam-se diferentes processo de cálculo e desenvolve-se a velocidade de processamento relacionada com as operações matemáticas.
Este jogo, além de tentar deduzir rapidamente qual é a melhor peça para colocar na carga, é necessário realizar-se a ação manualmente, permitindo uma maior consolidação dos processos mencionados e o desenvolvimento de processos visomotores e a
psicomotricidade. O planeamento da jogada e a tomada de decisões rápidas e eficazes também têm a ver com a velocidade de processamento e por sua vez com as funções executivas.
Competências chave
Muito presente a competência matemática ao longo de toda a partida pois realizam-se processos analíticos e estimula-se o cálculo volumétrico, verificando os resultados através do excesso ou défice de carga.
Competência aprender a aprender,
dado que todas as estimativas e cálculos que realizamos têm uma comprovação
imediata, permite-nos, no momento imediato, corrigir e modificar as nossas estratégias de cálculo nos turnos seguinte, facilitando uma
aprendizagem rápida e continuada.
Permite também adquirir o sentido de iniciativa e espírito empreendedor,
pois em cada ronda há que tomar decisões concretas, rápidas e eficazes. Que peça escolher, como colocar a carga de forma eficaz, estar com atenção ao tempo... Todas estas ações
são fluídas, que convidam a um raciocínio analítico essencial para
a realização das ações e decisões imediatas.
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
A Inteligência Intrapessoal
permite-nos ter um maior conhecimento de nós mesmos e sermos capazes de
nos relacionarmos melhor em vários contextos. Durante o jogo, no qual,
de forma simbólica encontramos uma infinidade de situações e contextos. Há um
feedback contínuo de cada uma das nossa decisões, ações e
diálogos, favorecendo, assim, o autoconhecimento.
A Inteligência interpessoal
permite melhorar as nossas relações com os outros e na gestão das nossa
emoções. O jogo é um contexto propício para conhecer melhor o grupo e
facilita a interação.
A Inteligência lógico matemática, facilita a capacidade para relacionar e operar com conceitos abstratos, classificar conceitos e relações lógicas.
A Inteligência espacial desenvolve a área espacial e o sentido de orientação.