P.I. - Private Investigator
Quero vestir a gabardina de um investigador!
P. I. é um jogo temático, carregado de dedução lógica.
Com pistas simples ao estilo Mastermide:
"certo no sítio certo ou certo no sítio errado", vamos procurar
descobrir o local do crime, o suspeito e o tipo de crime cometido.


À vez, podemos escolher uma carta e perguntar ao jogador que sabe o nosso crime, se a pista da carta corresponde ao crime que temos de descobrir. Se a carta for de local, por exemplo, devemos obter informação sobre local. Caso o local seja certo, iremos colocar um disco, caso não seja esse o nosso local, devemos obter informação sobre os locais adjacentes. Se o local do nosso crime estiver adjacente ao local da carta, ser-nos-á dito para colocar um cubo.
Podemos também jogar um investigador num local, o investigador irá dar-nos informações sobre o local, o crime e o criminoso, no local onde o colocamos e em todos os adjacentes. Muito poderoso o investigador, mas cuidado, só temos cinco investigadores para os três crimes a resolver durante o jogo.
Aconselhado a partir dos oito anos.
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
Linguagem
Atenção
x
Memória
Percepção Visual
Organização espacial
Raciocínio x
Fluência x
Psico motricidade
Cálculo
Funções
executivas
x
Velocidade de processamento x
Competências
Linguística
Matemática e c. bácias em ciências x
Digital
Aprender
a aprender
x
Sociais e cívicas
Sentido de iniciativa e espírito empreendedor x
Consciência e expressões culturais
Etapas educativas
Infantil
Básico 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 5º
Secundário 10º, 11º e 12º
Universitário sim
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
Inteligência lógico matemática
Inteligência intrapessoal
Inteligência interpessoal
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
P.I. facilita
o desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo. De forma intuitiva
temos que relacionar as informações que detemos e, fundamentalmente, as informações dadas
pelos jogador que sabe o nosso crime. Este processo
permite tomar consciência da correlação de ideias e do pensamento
dedutivo. Desta
forma, desenvolve-se a velocidade de processamento relacionada com a
resolução de problemas de ideias interligadas.
Neste jogo tem que se relacionar a informação registada no tabuleiro, onde ao
longo do processo, podem ser tomadas decisões e mudar de ideias e
tentar de outra forma, desenvolvendo a
velocidade de processamento e as funções executivas.
Competências chave
Muito presente a competência matemática ao longo de toda a partida pois realizam-se em linhas de raciocínio lógico.
Competência aprender a aprender,
dado que toda a correlação de informação é feita pelo jogador, bem como
todas as linhas de raciocínio dedutivo, este jogo permite-nos corrigir e
modificar o nosso pensamento, em cada ronda. Isto permite facilitar uma
aprendizagem consistente e continuada.
Permite também adquirir o sentido de iniciativa e espírito empreendedor,
pois em cada ronda há que tomar decisões concretas e eficazes.
Que "pergunta" colocar a seguir, tendo em conta a informação já adquirida. Todas estas ações
são fluídas, que convidam a um raciocínio lógico-dedutivo essencial para
a realização das decisões.
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
A Inteligência Intrapessoal
permite-nos ter um maior conhecimento de nós mesmos e sermos capazes de
nos relacionarmos melhor em vários contextos. Durante o jogo, no qual,
de forma simbólica encontramos uma infinidade de situações. Há um
feedback constante e contínuo de cada uma das nossa decisões, ações e
diálogos. Favorece o autoconhecimento.
A Inteligência interpessoal
permite melhorar as nossas relações com os outros e na gestão das nossa
emoções. O jogo é um contexto propício para conhecer melhor o grupo e
facilita a interação.
A Inteligência lógico matemática, facilita a capacidade para relacionar e operar com conceitos abstratos, classificar conceitos e relações lógicas.
Inspirado na análise de Núria Guzman
Eng
