La Boca

La Boca, retrata o bairro mais famoso da capital Argentina, Buenos Aires. A área é muito conhecida pelo seu aspeto excêntrico, uma vez que as casas são construídas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal e pintadas com muitas cores.
Neste jogo, em equipas de dois, tentaremos recriar o bairro La Boca, cada jogador tem acesso a uma visão lateral. Os jogadores sentam-se frente a frente, e vão conversando e construindo, contra relógio, o bairro, procurando respeitar ambas as visões laterais.
Quanto mais rápido os jogadores completam sua construção, mais pontos recebem.
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
Linguagem x
Atenção x
Memória
Percepção Visual x
Organização espacial x
Raciocínio
Fluência x
Psico motricidade x
Cálculo
Funções executivas x
Velocidade de processamento x
Competências
Linguística
Matemática e c. básias em ciências x
Digital
Aprender a aprender x
Sociais e cívicas x
Sentido de iniciativa e espírito empreendedor x
Consciência e expressões culturais x
Etapas educativas
Infantil
Básico 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 5º
Secundário 10º, 11º e 12º
Universitário sim
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
Inteligência lógico matemática
Inteligência espacial
Inteligência intrapessoal
Inteligência interpessoal
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
La Boca facilita
o desenvolvimento da percepção espacial. De forma intuitiva tem que se
respeitar as vistas laterais de colocação dos blocos. Este processo
permite tomar consciência do espaço e do pensamento dedutivo. Desta
forma, desenvolve-se a velocidade de processamento relacionada com o
cumprimento de condições interligadas. A comunicação de informação precisa com o colega de equipa permite o desenvolvimento de linguagem e da comunicação.
Este jogo, além de
necessariamente se decidir rapidamente, é necessário realizar-se a ação, onde ao
longo do processo, podem ser tomadas decisões e mudar de ideias e
tentar de outra forma, num método de tentativa-erro, desenvolvendo a
velocidade de processamento e as funções executivas. Esta ação é feita
manualmente, o que permite uma maior consolidação dos processos
mencionados e o desenvolvimento de processos visomotores e a
psicomotricidade.
Competências chave
Muito presente a competência matemática ao longo de toda a partida pois realizam-se processos lógicos, espaciais e comprovação de resultado.
Competência social e cívica, é um trabalho de equipa e, por isso , é fundamental respeitar o outro e cooperar.
Competência aprender a aprender,
dado que todas as colocações dos blocos têm uma comprovação
imediata, permite-nos corrigir e modificar a nossa construção,
procurando cumprir a tarefa, em cada ronda. Isto permite facilitar uma
aprendizagem rápida e continuada.
Permite também adquirir o sentido de iniciativa e espírito empreendedor,
pois em cada ronda há que tomar decisões concretas, rápidas e eficazes.
Que bloco colocar e aonde, cumprindo as exigências impostas aos dois jogadores. Todas estas ações
são fluídas, que convidam a um raciocínio lógico-dedutivo essencial para
a realização das ações e decisões imediatas.
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
A Inteligência Intrapessoal
permite-nos ter um maior conhecimento de nós mesmos e sermos capazes de
nos relacionarmos melhor em vários contextos. Durante o jogo, no qual,
de forma simbólica encontramos uma infinidade de situações. Há um
feedback constante e contínuo de cada uma das nossa decisões, ações e
diálogos. Favorece o autoconhecimento.
A Inteligência interpessoal
permite melhorar as nossas relações com os outros e na gestão das nossa
emoções. O jogo é um contexto propício para conhecer melhor o grupo e
facilita a interação.
A Inteligência lógico matemática, facilita a capacidade para relacionar e operar com conceitos abstratos, classificar conceitos e relações lógicas.
A Inteligência espacial desenvolve a área espacial e o sentido de orientação.
Inspirado na análise de Núria Guzman
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