dimension

O dimension é um jogo de quebra-cabeça, em tempo real. Em cada ronda, os jogadores têm seis tarefas a respeitar na forma de empilhar as bolas.
As tarefas, por exemplo, como mostra a figura:
tem que ter exatamente duas bolas laranja; as bolas pretas têm tocar nas azuis e vice versa; Bolas brancas e azuis não se podem tocar; As bolas pretas não podem estar por cima de outras bolas; tem que ter mais bolas laranja do que bolas pretas; as bolas laranja e as bolas brancas têm que totalizar quatro.
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
Linguagem
Atenção x
Memória
Percepção Visual x
Organização espacial x
Raciocínio
Fluência x
Psico motricidade x
Cálculo
Funções executivas x
Velocidade de processamento x
Competências
Linguística
Matemática e c. bácias em ciências x
Digital
Aprender a aprender x
Sociais e cívicas
Sentido de iniciativa e espírito empreendedor x
Consciência e expressões culturais
Etapas educativas
Infantil
Básico 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 5º
Secundário 10º, 11º e 12º
Universitário
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
Inteligência lógico matemática
Inteligência espacial
Inteligência intrapessoal
Inteligência interpessoal
Desenvolvimento de capacidades e habilidades
dimension facilita
o desenvolvimento da percepção espacial. De forma intuitiva tem que se
respeitar as regras de colocação das bolas empilhadas. Este processo
permite tomar consciência do espaço e do pensamento dedutivo. Desta
forma, desenvolve-se a velocidade de processamento relacionada com o
cumprimento de condições interligadas.
Este jogo, além de
necessariamente decidir rapidamente, tem que se realizar a ação, onde ao
longo do processo, podem ser tomadas decisões e mudar de ideias e
tentar de outra forma, num método de tentativa-erro, desenvolvendo a
velocidade de processamento e as funções executivas. Esta ação é feita
manualmente, o que permite uma maior consolidação dos processos
mencionados e o desenvolvimento de processos visomotores e a
psicomotricidade.
Competências chave
Muito presente a competência matemática ao longo de toda a partida pois realizam-se processos lógicos, espaciais e comprovação de resultado.
Competência aprender a aprender, dado que todas as colocações das bolas empilhados têm uma comprovação imediata, permite-nos corrigir e modificar a nossa construção, procurando cumprir as tarefas, em cada ronda. Isto permite facilitar uma aprendizagem rápida e continuada.
Permite também adquirir o sentido de iniciativa e espírito empreendedor, pois em cada ronda há que tomar decisões concretas, rápidas e eficazes. Que bola escolher e aonde, cumprindo as exigências. Todas estas ações são fluídas, que convidam a um raciocínio lógico-dedutivo essencial para a realização das ações e decisões imediatas.
Desenvolvimento de inteligências múltiplas
A Inteligência Intrapessoal permite-nos ter um maior conhecimento de nós mesmos e sermos capazes de nos relacionarmos melhor em vários contextos. Durante o jogo, no qual, de forma simbólica encontramos uma infinidade de situações. Há um feedback constante e contínuo de cada uma das nossa decisões, ações e diálogos. Favorece o autoconhecimento.
A Inteligência interpessoal permite melhorar as nossas relações com os outros e na gestão das nossa emoções. O jogo é um contexto propício para conhecer melhor o grupo e facilita a interação.
A Inteligência lógico matemática, facilita a capacidade para relacionar e operar com conceitos abstratos, classificar conceitos e relações lógicas.
A Inteligência espacial desenvolve a área espacial e o sentido de orientação.
Inspirado na análise de Núria Guzman
Eng
Esp
